top of page

Galeria Vermelho | Ampliação

O projeto da Galeria Vermelho foi desenvolvido em 2 momentos (2003 e 2007), conjuntamente com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Uma pequena vila de 3 casas geminadas foi reformada e transformada em espaços expositivos internos e externo. A construção teve sua geometria preservada, o que propiciou a utilização da área externa como praça do conjunto.

Com a ampliação o projeto anexou mais duas casas contíguas ao primeiro conjunto, aumentando assim o espaço expositivo bem como o melhor acondicionamento do acervo. A praça interna e suas novas fachadas compõem um conjunto urbano que inclui um restaurante.

O pavilhão anexo é ligado ao bloco principal por uma “passarela – túnel”, garantindo a continuidade dos espaços expositivos no pavimento superior.

No andar térreo, além do acervo, com acondicionamento apropriado com relação à segurança e às instalações, estão as áreas para exposição que permitem diferentes escalas e aproximações considerando a diversidade de meios utilizados pelos artistas. O terraço, como mirante voltado para o bairro do Pacaembu, é uma experiência particular na cidade e permite a exposição de obras ao ar livre.

Com a ampliação o projeto anexou mais duas casas contíguas ao primeiro conjunto, aumentando assim o espaço expositivo bem como o melhor acondicionamento do acervo.

Localização

São Paulo, SP, Brasil

Projeto

2003 | 2007

Construção

2003 | 2007

Área

590 m²

Fotos

Ding Musa

Com Paulo Mendes da Rocha

Revista Projeto | nº 278 - Galeria Vermelho

Outros projetos com Paulo Mendes da Rocha:

Laboratório de Biodiversidade ITV-DS

Praça dos Museus da USP

Residência Sumaré

Parque Tecnológico de Piracicaba

bottom of page