top of page

CDHU Albor

O local denominado “Fazenda Albor”, propriedade da Companhia de Habitação Urbana e Habitacional Desenvolvimento (CDHU), está em 3 municípios: Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba. A superfície de intervenção para desenvolvimento de desenho urbano abrange 162 hectares, interceptada pelo Rodoanel Mário Covas - trecho Leste.

O projeto realizado visa definir as diretrizes técnicas para arquitetura planejamento urbano para garantir que a implantação deve ter qualidades urbanas e construtivas capazes de garantir sua sustentabilidade econômica, ambiental e social e, ao mesmo tempo, atuar como instrumento de política no projeto de desenvolvimento urbano denominado Nova Cidade Albor + Complexo SAP.

Através do projeto podem ser oferecidas cerca de 7.000 unidades habitacionais, bem como a implementação de outras intervenções necessárias para fomentar a infraestrutura urbana e serviços públicos adequados, sem descuidar dos aspectos físicos, operacionais e logísticos do isolamento dos novos bairros residenciais em relação ao Complexo SAP (Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo).

A especificação e o dimensionamento do projeto proposto devem produzir um complexo que reduz a geração de passivos sociais, econômicos e ambientais no presente e no futuro.
O Complexo SAP - infraestrutura exclusiva, vila de diretores, unidades de progressão, centros de detenção e centro de utilidades – tem de constituir uma unidade autônoma em relação à malha viária urbana das cidades e a acessibilidade exclusiva do Rodoanel.

As “Diretrizes Gerais”, “Diretrizes Específicas” e “Diretrizes para Implementação do Projeto” são os instrumentos de orientação e monitoramento do projeto ao longo do processo de implantação e operação, desde que alinhados com a legislação, normas e diretrizes aplicáveis às situações particulares de cada município.

O desenho urbano, como referência, traça critérios e parâmetros para o parcelamento do solo, preservação ambiental e o sistema de espaços livres, integração do sistema viário com as redes disponíveis nos 3 municípios, construção e densidade populacional, diversidade de usos, mobilidade, gestão de resíduos sólidos, saneamento básico, energia e infraestrutura de comunicação. O desenho urbano faz parte da documentação da consulta pública para a venda de áreas públicas, publicada em maio de 2021.

O projeto realizado visa definir as diretrizes técnicas para arquitetura planejamento urbano para garantir que a implantação deve ter qualidades urbanas e construtivas capazes de garantir sua sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Localização

Guarulhos; Arujá; Itaquaquecetuba, SP, Brasil

Projeto

2021

Construção

-

Área

1.628.464 m²

Fotos

-

bottom of page